Sobre o Projeto – Ciência na Praça

site

O Projeto “Ciência na Praça” é mais uma ação do Núcleo Viçosa da Rede CsF em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais e do Departamento de Economia Rural. O projeto visa estimular uma maior articulação entre a Universidade Federal de Viçosa e a comunidade Viçosense através de exposições públicas de trabalhos científicos desenvolvidos dentro da UFV que promovam a troca de saberes e experiência.

O projeto “Ciência na Praça” será composto de apresentações temáticas semestrais realizadas nas praças dos bairros de Viçosa, com o propósito de divulgar o conhecimento científico para o público não-acadêmico. Com ele objetiva-se convidar estudantes de mestrado e doutorado na UFV para que demonstrem, de forma mais simplificada, a pesquisa que está realizando e como ela pode ser útil para a comunidade, buscando sempre o enfoque prático do objeto de estudo. Além disso, o pós-graduando pode apresentar temas mais gerais dentro da sua área de atuação.

Hoje, temos uma comissão organizadora que conta com alunos de graduação e pós-graduação pertencentes à Rede CsF, uma aluna que cursa o Ensino Médio na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), bolsista do PIBEX Júnior, os professores Lorena Lelis e Mateus Neves, do Departamento de Economia Rural, e servidores ligados à Diretoria de Relações Internacionais.

Como objetivos específicos, o projeto pretende: i) Promover a troca de conhecimento entre universitários e professores com a comunidade de viçosa; ii) Disponibilizar, de forma prática e simplificada, os principais estudos das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação da UFV.

Esse projeto, além de beneficiar toda a comunidade viçosense, beneficia também o aluno de mestrado/doutorado, pois ajuda na capacitação desses estudantes no planejamento, preparação, execução e avaliação de trabalhos científicos nas áreas as quais estão vinculados, tendo como alvo o contexto não-acadêmico. Além disso, os programas de pós-graduação da UFV são beneficiados com o projeto, pois realizam a inserção social de suas pesquisas. Com a execução do ciência na praça, será possível uma iteração maior entre a comunidade de Viçosa e a UFV, além de expandir as pesquisas universitárias para o âmbito social.

O Núcleo Viçosa emitirá um certificado de participação em projeto de Extensão para os estudantes de Mestrado/Doutorado que se engajarem no projeto, além de oferecer todo o suporte logístico para a realização do Ciência na Praça.

Espera-se que após as exposições abertas nas Praças, a comunidade viçosense se torne ciente do que a Universidade Federal de Viçosa está desenvolvendo e adquira um conhecimento básico dos projetos e pesquisas que podem lhes afetar no cotidiano.

 

Então, interessou-se pelo projeto? Tem a intenção de abranger seu tema de pesquisa para a sociedade?

Junte-se a nós!! Preencha o formulário abaixo com nome e telefone,  se cadastre no nosso banco de dados que entraremos em contato.

Formulário Ciência na Praça

 

Rede CsF Viçosa

projetos.vicosa@redecsf.org.br

(31) 3899-2881

Endereço

Campus Universitário
Edifício Arthur Bernardes, sala 103
Viçosa/MG – CEP: 36570-900
Tel.: +55-31-3899-2881
E-mail: nucleo.vicosa@redecsf.org.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress