II Semana Cultural do Rede Idiomas: aprendizagem de idiomas com uma perspectiva cultural

site-01

Visando aproximar a cultura com a aprendizagem de idiomas, o projeto Rede Idiomas, que compõe o programa de Extensão Universitária Em Rede– Núcleo Viçosa.  promoveu  a II Semana Cultural. Entre os dias 2 e 6 de outubro de 2017, foram oferecidos 5 ateliês e uma mesa redonda abordando a aprendizagem de idiomas com uma perspectiva cultural. Os atêlies foram ministrados por instrutores do Projeto e a mesa redonda contou com as presenças exclusivas do professor Vladimir Di Lorio como mediador, Vinicius Catao da pró-reitoria de ensino da UFV, Olga Toledo do Cefet-Leopoldina e Beth Braathen do Real English Center (REC).

No primeiro dia do evento foram ministrados dois ateliês. O primeiro com o tema “Lendas Regionais: similaridades entre os contos populares brasileiros e germânicos”, ministrado pelo Felippe Clemente, abordou aspectos culturais a partir de lendas regionais presentes em cada país e verificou similaridades entre os contos populares brasileiros e germânicos. Os participantes foram instigados a pensar como surgem as lendas regionais e quais lendas são conhecidas. O segundo ateliê, “Beyond English: The Cultural Match”, foi um workshop destinado a pessoas com nível intermediário ou avançado em inglês, que visou integrar as diferenças culturais e particularidades do idioma com séries de jogos em equipe sobre, por exemplo, pronúncia em diferentes países em que a língua é materna (enfoque: Austrália, Estados Unidos e Europa) e suas peculiaridades. Esse ateliê foi ministrado por Pedro Toledo e Guilherme Gabriel Arthuso. As atividades, realizadas em equipe, instigaram a vontade de aprender, com uma leve competitividade. Segundo Nathalia Coelho, colaboradora do Núcleo Viçosa e participante do ateliê, “apesar do clima de disputa em meio a descontração, mesmo quem não sabia as respostas para todas as perguntas teve a oportunidade de descobri-las jogando”.

No dia 3 de outubro, ministrado por Larissa Maria Silva e Mateus Santos, o ateliê “Despertando o Interesse pela cultura e língua francesa”, possibilitou um conhecimento amplo sobre a Língua e Cultura Francesa, de modo a estimular o interesse e a curiosidade dos estudantes pela língua, com atividades sobre o que pensam sobre a cultura e o idioma francês.

Anna Luiza Adas e Franklin Rezende trouxeram o tema “Culturas aplicadas a jogos de tabuleiro”, com o objetivo de introduzir uma maneira mais agradável de compreensão da língua inglesa. Por meio de uma metodologia simples e versátil, os instrutores se basearam em jogos de tabuleiro para garantir o enfoque cultural ao ateliê. Os jogos escolhidos são comuns nos países que possuem o inglês como primeira língua, permitindo maior contato e aquisição de conhecimentos acerca da cultura desses países.

O último ateliê da semana foi ministrado pela instrutora de Francês Teresa Lana e abordou o tema “Similaridades entre o francês e o inglês”. Houve a apresentação das semelhanças entre as línguas francesa e inglesa, e a proposição de ferramentas para o aprendizado das duas línguas em conjunto, com ênfase na francesa.

A mesa redonda que finalizou as atividades da II Semana Cultural teve como tema “O papel da internacionalização na formação do indivíduo”. O Diretor de Relações Internacionais da UFV, Vladimir di Iorio mediou a mesa redonda, que contou com três outros participantes. Vinícius Catão iniciou a discussão com o tema “A importância da formação profissional multicultural: como a internacionalização pode favorecer esse processo?”. A segunda apresentação foi realizada por Olga Toledo, com o tema “intercâmbio: desafios e oportunidades”, seguida pela apresentação de Beth Braathen, que trouxe o tema “motivação para o aprendizado de novos idiomas”.

Mais uma vez, nossa Semana Cultural foi um sucesso!